Olá!

Bom dia, boa tarde ou Boa Noite!

Meu nome é Rafael da Guia, mais conhecido como Rafa, e eu tenho 32 anos de idade atualmente. Caso queira me contratar, eu atuo como Desenvolvedor Web, Cientista de Dados (Saúde, Política, Comunicação e Segurança), Consultoria em Tecnologia e Coordenador de Equipes de TI.

Eu nasci em Sorocaba, interior de São Paulo. Sou São Bentista e São Paulino, porém nunca fui em um estádio (algo que quero mudar em breve). Também sou militante de organizações populares e atualmente eu sou militante do Movimento Brasil Popular e também atuo em conjunto com o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Sem Terra (MST), além de outras organizações populares.

Moro na capital de São Paulo desde 2018, sou casado há cerca de 5 anos e não tenho filhos, mas me considero um tio bem babão.

O lado Desenvolvedor Web e Infra

Desenvolvo sites desde que tinha 15 anos de idade, mesma época em que tive acesso ao meu primeiro computador.

Lá se vão 17 anos de idade em que passei inicialmente por tecnologias como o HTML e o CSS, mas depois comecei a fazer alguns trabalhos bonitos em Flash, mas, assim como todo site feito na plataforma da Adobe, a usabilidade era terrível.

Por isso, migrei há cerca de 15 anos atrás para o PHP, iniciando desenvolvimento de sites dinâmicos, e logo depois dominando a construção de sites em WordPress.

Porém, como todo bom programador, eu não queria trabalhar e, inicialmente com automações, comecei a desenvolver sites utilizando a ideia de Low-Code, uma filosofia que pressupõe o desenvolvimento de ferramentas utilizando o mínimo de programação possível. Com o WordPress isso escalonou de maneira gritante e fui dominando o uso de plugins, assim como o treinamento dos clientes para que eles tivessem todo o poder dos sites desenvolvidos em suas mãos.

Sou completamente contrário à ideia de tornar o dono do site que eu desenvolvo em refém do meu trabalho, atuando para que essas pessoas tenham total poder dos seus sites, possam alterar por si mesmo o produto ou mesmo contratar outras pessoas que o façam.

Meu lado de automação ainda foi empregado na construção de servidores e sistemas autogeridos, criando infraestruturas que dispensam atividade humana para se manterem em pé, se atualizarem e se manterem seguras e estáveis. No máximo vai precisar da boa e velha reinicialização quando dá problema.

Também sou cientista de dados

Do desenvolvimento e da automação, eu parti em meados de 2017 para o campo da ciência de dados. Inicialmente fiz análises comunicacionais em redes sociais, porém com o tempo eu parti para os campos de análise de Segurança, Saúde Pública e Política.

No campo da comunicação, misturo meu conhecimento em marketing digital para elaborar estratégias comunicacionais baseados nos dados conseguidos.

No campo da Segurança, eu utilizo conhecimentos antigos de hackerativismo em conjunto com direito, psicologia e comunicação para fazer avaliação de risco em certos momentos, como no caso de ataques em escolas, utilizando dados disponíveis em redes abertas e em pesquisas públicas.

No campo da Saúde Pública, eu desenvolvi conhecimento em saúde pública durante minha última universidade e, em conjunto com o conhecimento herdado da minha mãe, que por muitos anos atuou no SUS, traço estratégias de atuação em saúde. Isso foi muito importante durante a pandemia da COVID em que atuei aconselhando movimentos populares e também no desenvolvimento do Painel de Acompanhamento da COVID da Universidade John Hopkins, que auxiliou governos ao redor do mundo a lidar com a pandemia com o auxílio dos dados gerados pela mesma.

Já no campo da Política, eu atuo utilizando minha experiência como militante político, assim como formações feitas ao longo dos anos, para analisar dados que embasem estratégias e táticas políticas baseado em informações abertas ou disponibilizadas pela organização.

Formação acadêmica

Sou formado em Desenvolvimento e Marketing Digital pela Universidade do Illinois via EAD desde 2014. Já em 2022, eu me formei em Ciência de Dados, também em EAD, pela Universidade John Hopkins.

Além dos cursos concluídos, eu tive diversos cursos universitários não concluídos já que foi uma dificuldade descobrir o que eu realmente queria fazer da vida. Com isso passei por faculdades de Direito, Pedagogia, Psicologia, Educação Especial e Engenharia de produção.

Todas elas ajudaram em alguma coisa no meu desenvolvimento profissional e pessoal e, mesmo não as concluindo, o conhecimento adquirido acabou ficando comigo.

Outras formações

Eu também fiz diversos outros cursos decorrentes das minhas atividades como militantes ou mesmo profissionais.

Tenho bons conhecimentos em Economia Política, Organização Social do Trabalho, História do Brasil e da América Latina, Desenvolvimento dos meios de produção, Teoria Marxista, Questões sobre Feminismo, Racismo e Homofobia, Debates sobre Proibicionismo, Política de Drogas, Análise de grupos radicalizados e outros em diversos campos.

Também sou formado em contação de história e tenho alguns cursos de dança no currículo (adoro Tango).

Caso queira entrar em contato, envie mensagem pelo formulário Abaixo: